terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Escondidinho de mandioquinha (purê de mandioquinha com recheio)


Meu filho não come purê de batata ou melhor, se for batata amassada ele não come. Não me pergunte porque, mas eu já tentei inventar receita, mudar receita e nada. Se tiver batata e for amassada não come nem com de jeito nenhum. Então, resolvi testar com mandioquinha (é com mandioca ele come que é uma beleza, mas com mandioquinha eu nunca tinha tentado) e não é que deu certo?
Não inventei moda nem nada e o menino gostou!
Gente nem vou colocar receita porque eu só cozinhei as mandioquinhas com pouca água e tempero e conforme a água ia secando eu ia colocando mais um pouquinho (para evitar de perder as vitaminas e propriedades nutricionais) e deixei cozinhar até as mandioquinhas ficarem bem macias. Tirei da panela e amassei ainda quente, nem precisei usar o processador de tão cozidinhas que estavam. A parte tinha "fritado" umas linguiças,  dessas usadas para churrasco, sabe?! Então, eu tirei a "capa" das linguiças, esmigalhei (esfarelei, espalhei) a carne da linguiça e coloquei em uma frigideira teflon em fogo baixo e conforme a linguiça foi "cozinhando", foi soltando um pouco de gordura, então eu aumentei o fogo um pouquinho e usei a própria gordura para "fritar" as linguiças e depois de amassar as mandioquinhas fiz uma camada do purê, coloquei a linguiça e cobri com o restante da mandioquinha e tava pronto.
Não incrementei nem inventei, mas o menino comeu e eu e o papai também "experimentamos" (nos não somos bobos, rsrs).
Comidinha simples, rápida e saudável

Experimentei...

Isso mesmo, eu experimentei, mas não aprovei.
Qual a opinião de vocês?!

Aqui onde eu moro tá uma febre, esses temperos vem de brinde em vários lugares que você compra (tem o de arroz também) então como eu ganhei resolvi experimentar e o pessoal de casa logo que comeu o feijão já percebeu que tinha alguma coisa diferente. 
O sabor não tem nada de caseiro e a consistência que o feijão fica é quase de "creme".
Alguém aí usa, usou ou pretende usar?
Conta pra nós?!
Por enquanto é só.
Bjus

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pipocas da Vida

Rubem Alves

A culinária me fascina. De vez em quando eu até me até atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que com as panelas. 
Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado. Dedico-me a algo que poderia ter o nome de "culinária literária". Já escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz, bacalhoada, suflês, sopas, churrascos.
A culinária estimula todas as funções do pensamento.
As comidas, para mim, são entidades oníricas. Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.

A pipoca, milho mirrado, grãos redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem, brincadeira deliciosa, sem dimensões metafísicas ou psicanalíticas. Entretanto, dias atrás, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo inesperado na minha mente aconteceu. Minhas idéias começaram a estourar como pipoca. Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.
A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela. Lembrei-me do sentido religioso da pipoca. A pipoca tem sentido religioso? Pois tem.
A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido.
Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos.
Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.
Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!
A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.
Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro.
"Morre e transforma-te!" — dizia Goethe.
Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
Meu amigo William, extraordinário professor pesquisador da Unicamp, especializou-se em milhos, e desvendou cientificamente o assombro do estouro da pipoca. Com certeza ele tem uma explicação científica para os piruás. Mas, no mundo da poesia, as explicações científicas não valem.
Por exemplo: em Minas "piruá" é o nome que se dá às mulheres que não conseguiram casar. Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: "Fiquei piruá!" Mas acho que o poder metafórico dos piruás é maior.
Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á".A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...
"Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".

Eu não quero ser piruá, nem pururuca (na minha terra é assim que a gente chama o milho de pipoca que não estoura), quero ser 
flor branca macia e se por acaso ainda resta em mim algum pedaço da 
dura casca que não estoura, estou despejando essa parte que não me pertence mais, a partir de HOJE toda casaca dura pode procurar outro lugar para se encostar (rsrs).
Toda mudança é sempre bem vinda.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pavê bicolor (chocolate e limão)

É bem fácil e rápido de fazer e com certeza todos irão gostar. Ah, quando está muito quente eu coloca por uma hora no congelador antes de servir e fica ótimo! Aqui o pessoal gostou tanto que quando eu lembrei da foto, só tinha o pirex sujo na pia, rsrs, mas logo faço outro e coloco a foto para vocês. Prometo!!

Ingredientes:
400gr de biscoito tipo champanhe (pode ser tipo maisena)
Recheio de chocolate:
1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado (+/- 400ml)
1 lata de creme de leite (+/- 400ml)
1 xícara (chá) de chocolate em pó (pode ser achocolatado também, cuidado com o açúcar)
Recheio de limão:
1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) litro de leite
Suco de limão (6 unidades, se você preferir mais ou menos azedo é só diminuir ou aumentar a quantidade de limão)
1 lata de leite condensado (+/- 400ml)
1 lata de creme de leite (+/- 400ml)
Modo de preparo: Hidrate 1 envelope de gelatina conforme as instruções do fabricante. Reserve. No liquidificador, bata o leite, o creme de leite e o chocolate até misturar bem. Depois adicione ½ da gelatina e bata por mais alguns minutos (a marca que eu usei dá 2 colheres de sopa, então usei 1 colher de sopa para cada creme). Reserve. O preparo do creme de limão é igual, então e só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Coloque um pouquinho do creme de limão para forrar o refratário (o suficiente para “fixar” os biscoitos no fundo da forma). , sobre o creme arrume os biscoitos e cubra com um pouco de creme de limão. Reserve o restante. Coloque mais uma camada de biscoito e cubra com o creme de chocolate (eu só fiz uma camada de chocolate, mas você pode fazer a montagem como quiser). Coloque mais uma camada de biscoito e cubra com o restante do creme de limão. Decore com raspas de limão e de chocolate. Leve à geladeira por 3 horas.
Dica: a quantidade de biscoito pode variar conforme o tamanho do seu refratário (forma, pirex, travessa) e dependendo da marca do biscoito champanhe, você vai precisar comprar 3 pacotes, para conseguir fazer 3 camadas.
Bjus gelados.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como comentar aqui

Gente eu sei que pode parecer bobo, mas acredito que muita gente vem visitar o blog e não comenta porque acha que é complicado, mas não é não, viu?!
Olha, o comentário, a opinião, as críticas e sugestão de vocês é muito importante e para que eu pudesse ficar mais "perto" dos leitores,  até procurei um "gerenciador" de comentários que tivesse mais a minha cara e fosse mais fácil de usar. Testei alguns e escolhi o Disqus, migrei todos os poucos comentários que o blog tem e achei que ficou bem legal.   
Para facilitar e caso ainda exista alguma dúvida, as figuras estão explicando tudo direitinho. 

Agora é só clicar aí em baixo "Adicionar novo comentário" para me fazer feliz, rsrsrs.
Acredito que agora ninguém mais vai ter desculpa para não comentar, né?!

Bjus e bjinhos

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pavê simples de bis

Docinho simples e rápido para adoçar o feriado.




sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bolo bicolor

Fácil, fácil. Basta bater tudo no liquidificador e depois ir intercalando as massas. 
O bolo é simples mas fica com uma aparência muito boa e a gente como com os olhos também, né?!
Então anota a receita.
Bolo de liquidificador
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite (pode usar água sem problema)
1 col. (sopa) de fermento
1 col. (sopa) de suco de limão
4 ovos
* 1 xíc. (chá) de chocolate em pó (só para a massa de chocolate)
1/2 xíc. (chá) de amido de milho (só para a massa branca)
Modo de preparo: Coloque o leite, o suco de limão, o açúcar, os ovos, o fermento, o trigo e o chocolate ou o amido no copo do liquidificador e bata até que a mistura esteja homogênea.
Unte e polvilhe uma forma de tamanho grande e vá colocando as massas intercalando a cor. Eu começo pela massa branca colocando uma concha da massa bem no centro da forma e depois coloco uma concha da massa de chocolate bem no centro do "círculo" da massa branca e vou fazendo assim até terminar as massas.
Leve para assar em forno preaquecido por 1 hora (isso depende do seu forno, ok?!) ou até que esteja assado (verifique sempre o centro do bolo).
Dica 1: Você pode colocar um pacotinho de coco ralado na massa branca para dar uma incrementada.
Dica 2: Você pode fazer uma cobertura de chocolate ou de coco.
Dica 3: Você pode preparar esse bolo seguindo as instruções de bolo gelado, já fiz uma vez para o Otávio levar na escola e foi o maior sucesso. Porque quando a criançada mordeu descobriu que o bolo era "listrado".
também pode ser feito de maneira
mais rápida e costumeira
Espero que gostem e façam.
Ah, também espero que comentem, rsrsrs.
Bjus.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A decisão de ter um filho é muito séria...

Sim, é sobre isso que eu quero escrever. É que hoje eu fiquei incomodada com algumas coisas que vi sobre filhos e fiquei engasgada, aí resolvi falar.
1º Tem gente que acha que ter um filho é a mesma coisa que brincar de boneca, mas não é. Criança é um ser humano sobre quem teremos por muito tempo responsabilidades (criar, educar, sustentar, dar carinho, limite, etc)
2º Filho não segura casamento, marido, namorado, namorido, nem faz amante se separar da esposa e optar por você.  
3º Filho não é passatempo, você não terá a opção de cuidar dele durante o dia e a noite passar a responsabilidade para outra pessoa. Uma criança exige atenção, disposição e disponibilidade. Muitas mulheres se iludem, pensando que se ficarem grávidas irão fugir das responsabilidades da casa, mas se enganam completamente. Os mimos da gravidez irão acabar, logo depois do 3 meses as visitas e as ajudas também  e aí os pais começam a reclamar que não tem tempo para namorar, pro futebol, pros amigos... e as mamães então nem se fala, se não estiverem preparadas e dispostas a assumir as responsabilidades da casa e de cuidar do filho, enlouquecem e  muitas cometem besteiras sem tamanho por pura imaturidade.
4º Os avós podem até ajudar, mas quem “pariu Mateus que balance!” Você pode ter o máximo de ajuda, mas vai chegar uma hora que terá de se virar sozinha. Quem não está a fim de assumir responsabilidades e nem abrir não da vida que leva é melhor que reavalie o desejo de ter filho.
5º Um filho é algo muito delicioso de ter, é uma maravilha ver o rostinho, sentir o cheirinho, mas o que muitos se esquecem é que um bebê não vem só com lindeza e cheirinho, quando uma criança nasce ela vem “completa” – febre, diarréia, manha, alergias, etc.
6º O 2º filho não deve ser um novo projeto para corrigir, punir ou disciplinar o 1º e nunca o filho mais velho deve ser o pai e a mãe do 2º.
7º a babá, a creche e a escola, não tem responsabilidade de criar e educar seu filho. Essa missão é sua.
8º Por favor, pais e futuros pais, uma criança é um
ser - humano, não é um meio de conseguir seja o que for.
.
.
.
Eu poderia continuar escrevendo e escrevendo, mas já é o suficiente e com certeza as pessoas que ficam me enchendo os pacovas com sugestões quanto a educação do meu filho, se devo ter dois ou dez entre outras coisas, irão pensar bem antes de me incomodarem da próxima vez.
Como eu já falei aqui, nunca tive sonho de ser mãe, mas quando descobri que estava grávida levei muito a sério essa “oportunidade” que a vida me deu. Sofri muito, errei mais ainda e aprendi também (aliás ainda estou aprendendo) e é por isso que gostaria de pedir respeito quanto as minhas escolhas.
Eu não quero um filho para satisfazer os meus desejos de realização pessoal, para realizar os meus sonhos, para ser o que eu não fui. Não quero e não vou transformar meu filho num meio para alcançar um objetivo. Eu não quero e não vou ser uma mãe que só pensa em agradar a si mesma (isso é ser egoísta).
Se você acha que seus filhos nasceram para ser o que você não conseguiu ser, problema seu, meu filho não é a continuação do meu Eu. Meu filho não nasceu para ser como eu. Filho de peixe é peixinho, mas meu filho não precisa ser Nutricionista(Zinho), Administrador(Zinho), Comprador(Zinho) e sei lá mais o que(Zinho), ele tem o direito de escolher o que gosta, o que quer ou não ser.
Todo mundo tem o direito de viver como quiser e eu quero ter o direito de viver segundo meus princípios e quero que esses princípios sejam respeitados, se você pensa diferente que bom, ninguém precisa nem deve ser igual a mim. Mas eu peço que me respeitem, por favor!!
E futuros pais, pensem bem. 
Avaliem suas escolhas e suas prioridades.
Nossa responsabilidade com nossos filhos não é como a responsabilidade de um emprego, dessa podemos nos demitir, a outra nunca acaba!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fazendo a diferença

Sabe quando você sente que precisa fazer alguma coisa por alguém, dar um abraço (mesmo que seja virtual), oferecer seu ombro ou um sorriso?! 
Quer fazer a diferença na vida de alguém? 
Saia do lugar comum. 
Reaja de maneira imprevisível, diga algo encantador num dia comum e quem sabe triste.
Não custa nada, mas tem um grande valor para quem recebe, pode ter certeza.
Não se preocupe com o que os outros irão pensar de ti, o importante é ter coragem de fazer a diferença...





Hoje eu fiz a diferença na vida de uma pessoa, tenho certeza que fez muito bem para a ela,  mas não é só isso porque também esta fazendo um bem enorme para mim.

Bjus.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Para pensar

e mudar...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Tortinhas

Eu sei que isso é quase uma "bomba", mas vamos combinar que é uma delícia!!
Essas tortinhas fiz com a mesma receita dessa aqui, mas no lugar do merengue usei chantilly e para as de chocolate acrescentei 1/2 xícara (chá) de achocolatado de boa qualidade.



Bom final de semana  e beijos carinhosos e "calóricos" para vocês

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pense nisso


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torta de limão

Aqui em casa tenho um problema sério com torta doce, meu esposo só gosta do recheio e meu filho não come por isso só quando minha mãe me pedi para fazer pra ela (isso mesmo que você leu, ela me ensinou quando eu era solteira e agora não faz mais, quando tem vontade de comer alguma coisa liga me pergunta o que eu acho de tal coisa e depois de alguns dias ou no mesmo dia mais tarde aparece aqui em casa com os ingredientes para eu fazer). Desta vez mudei um pouquinho o recheio mas a torta ficou deliciosamente deliciosa do mesmo jeito de sempre.


Torta de Limão 
Ingredientes:
Massa
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xic. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de margarina de boa qualidade (80% de lipídios)
2 gemas
1 col. (sopa) rasa de fermento pó
Recheio
1 litro de leite
6 col. (sopa) de amido de milho
1 xíc. (chá) de açúcar
3 gemas
1/2 sachê de gelatina incolor 
1 lata de leite condensado1/2 xíc. (chá) de suco de limão (6 unidades aproximadamente)
200 gr de creme de leite (1/2 lata ou 1 caixinha)
raspas de limão
Merengue (suspiro)5  claras de ovo
5 col.(sopa) de açúcar
beleza não é o meu forte...
Modo de Preparo: Para a massa peneire a farinhao açúcar e o fermento, misture bem. Acrescente as gemas e a margarina e aos poucos vá misture com as pontas dos dedos até que se forme uma farofa que se solte das mãos. Forre uma fôrma redonda com a massa cobrindo bem o fundo e as laterais. Para evitar se cresça e fique toda "deformada", faça furos com um garfo e leve para assar em forno alto preaquecido por cerca de 25 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Reserve. Enquanto a massa esfria você prepara o recheio.
Em uma panela dissolva o amido de milho em um pouco de leite, acrescente as gemas, o açúcar e o restante do leite misturando bem. Leve ao fogo mexendo sempre e depois que ferver e engrossar, retire do fogo. Misture bem o leite condensado e o creme de leite. No liquidificador coloque o suco de limão, a gelatina preparada conforme as instruções do fabricante e o creme, bata até ficar uma misture bem homogênea e cremosa (depois de desligar se desejar acrescente raspas de limão). Reserve e deixe esfriar um pouco.
Para o merengue você deve bater as claras até o ponto de neve e depois aos poucos coloque o açúcar e continue batendo até obter um suspiro firme.
Recheie a torta com o creme de limão, cubra com o suspiro e volte com a torta para o forno apenas para dourar o suspiro. Você pode colocar raspas de limão sobre o suspiro. Retire do forno e leve para gelar.

Beijinhos azedinhos para vocês!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para pensar


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bolo mousse de chocolate

Olha que delícia minha gente...
A receita do bolo é a mesma dessa aqui e o recheio é bem fácil, não sei se vale a pena colocar aqui, mas se alguém quiser pode deixar um comentário que eu altero o post.

muito bom...
confeitaria não é o meu forte
não mesmo, rsrs.
Bjus no coração.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate diferente (sem ovo e no meu caso sem leite também)

Não basta ser mãe, tem que ser criativa, não é isso minha gente?!
Então, como as férias estão acabando e eu não fiz nenhum bolo para a criança daqui de casa durante esse período, resolvi fazer um bolo de chocolate para agradar meu pequeno, mas... cadê os ovos?! 
Gente, eu preciso abrir meu coração (e não é para a propaganda da perdigão, viu?!), moro quase dentro do supermercado, mas não encontrei dentro de mim nem um pouquinho de vontade de sair de casa e quando já estava quase desistindo do bolo achei a receita. 
Anota aí também, vai que qualquer dia desses você precisa...
Bolo de chocolate diferente (sem ovos)
Ingredientes:
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de chocolate em pó de boa qualidade
2 xíc. (chá) de açúcar
1 col. (sopa) de bicarbonato
1 col. (café) de sal
1/2 xíc. (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de água norma
1 xíc (chá) de café normo (pode usar 2 de água ou leite)
3 col. (sopa) de vinagre
Modo de Preparo: Misture os ingredientes secos, de preferência peneirados. Reserve. Aqueça a água e o café, depois faça um buraco no meio dos secos (deu para entender?) e coloque a água o óleo, o vinagre e por último o café; então misture delicadamente. Ligue o forno para ir aquecendo, unte e polvilhe uma forma de tamanho médio e coloque a massa. Leve para assar por 30 minutos em forno moderado e depois mais 30 minutos em fogo alto.
Eu como não tenho problema com leite fiz uma caldinha para colocar no meu. A receita da calda já tem aqui no blog.
Espero que vocês gostem.
Bjus.

1º Aniversário do blog

Nossa, um ano, 365 dias... estou orgulhosa de mim, rsrsrs, mas é sério, não foi fácil mas eu consegui com a ajuda de vocês. Isso mesmo, foi por saber que tinha vocês aí do outro lado lendo minhas palavras, concordando ou discordando, criticando ou me apoiando é que eu continuei e me esforcei mesmo nos dias mais difíceis para vir aqui postar alguma coisa.
Muito obrigada a cada um!
Que venha muitos outros anos porque a aventura continua.
Parabéns pra nós.