quinta-feira, 31 de março de 2011

Pé de moleque com rapadura

Um docinho de vez enquando é bom, principalmente porque ninguém é de ferro.
Então minha sogra viajou e nos trouxe uns doces lá de Goiás e no meio dos doces, da farinha, dos queijos, veio uma rapadura. Gente, rapadura é doce mesmo e aí a gente até sente a garganta queimando depois de comer, mas eu não poderia de jeito nenhum jogar a rapadura fora, por isso resolvi fazer pé-de-moleque e aproveitar a "danada". Com a rapadura, tava até queimando a garganta quando a gente comia e com o pé-de-moleque a garganta ainda tá queimando, mas é de falar: Tira esses dedinhos e dedões daí, seus dois, seus três... (até os dedos da minha mãe entraram nessa ciranda de dedos, rsrsrs.)



Ingredientes:
1/2 kg de rapadura
1/2 kg de amendoim
1 copo de água (250 ml)

Modo de Preparo: Pique a rapadura e coloque com a água em uma panela funda, gente isso é muito importante porque quando começa a ferver vai subir e pode entornar (já aconteceu comigo, viu?!). Reserve.
Coloque o amendoim em uma forna e leve ao forno para torrar (eu acho mais fácil do que na panela), depois retire a casquinha ou não, seu gosto é que interessa. Reserve. Agora leve a panela com a água e a rapadura - que já vai ter derretido um pouco - ao fogo e não deixe de mexer. Unte uma forma, a mesa ou a pedra que você costuma usar para abrir massa fazendo um retangulo pos você vai colocar o pé-de-moleque aí depois que retirar do fogo. Quando o melado começar a engrossar coloque um pouco de água fria em um copo e pingue 1/2 colher do melado na água, se você conseguir formar uma "bolinha" sem desmanchar com o melado esfriado, tá no ponto. Adicione o amendoim,  retire do fogo e coloque sobre "o utensílio" untado (se você tiver costume pode trabalhar a mistura com a mão úmida, caso contrário, use uma colher molhada para uniformizar o doce) de maneira que o doce fique mais ou menos  todo da mesma altura para que depois possa cortar e ficar bem bonitinhos. Deixe esfriar e tá pronto, é só cortar e se deliciar.

Cortei mais ou menos todos desse tamanho

Não vamos abusar, mas um ou outro PODE!!
Bjus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!